Anahy viveu dia de Combate a raiva humana

Em mais um dia de grande trabalho realizado pelo Departamento de Saúde aconteceu hoje durante todo o dia a ação de combate à Raiva Humana.
“A equipe de Vigilância Sanitária/Ambiental da Décima Regional de Saúde , através da médica veterinária Roselane Langer e Rosa Canabarro. Estiveram em Anahy nessa segunda durante todo o dia, desenvolvendo palestras educativas na Escola Municipal Vinícius de Morais e também Colégio estadual José Bonifácio. Junto com o Departamento de Saúde desenvolvemos essas ações” salientou Francieli Hansen.
Nesses eventos alunos e professores foram orientados e puderam saber um pouco mais quanto ao Vírus da raiva. Os trabalhos foram liderados pelo departamento de Saúde através da equipe de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, contando também com a participação das Agentes Comunitárias de S
aúde. O mesmo se deu ante o fato de confirmação do vírus rábico em nosso município, identificado como positivo em um morcego, o qual foi recolhido e encaminhado para análise no laboratório Central do Paraná – Lacen. O Controle rábico é de rotina, o monitoramento é feito em cães, gatos e morcegos pela equipe de Vigilância. O trabalho feito com alunos, professores e funcionários foi feito durante todo o dia.
“Trabalhar com a prevenção ainda é o melhor remédio e através da confirmação do vírus em nosso município, toda a população deve se atentar aos cuidados de prevenir o risco de contrair raiva humana. Caso qualquer animais desses, apareçam mortos sem causa definida, a equipe de Vigilância deverá ser acionada imediatamente para recolher o mesmo. No caso de agressão, o paciente deverá imediatamente procurar atendimento na Unidade de Saúde, onde a equipe está preparada para prestar o devido atendimento” salientou o Diretor do Departamento de Saúde e Vice-Prefeito Odair Miranda no início dos trabalhos.
“Em nome do Governo Municipal agradeço a colaboração dos professores, diretoras, alunos e funcionários que participaram deste treinamento educativo” disse o Prefeito de Anahy Carlos Antônio Reis.