• Acessibilidade
  • Tamanho da Fonte - 100% +
  • Mapa do Site
  • Alto Contraste
  • Prefeitura Municipal de Anahy
Nosso site foi pensado para adequar-se às necessidades de todos os cidadãos.
Os menus no topo do site podem te ajudar.

Bandeira e Brasão

O Brasão de Armas está encimado pela Coroa Mural de oito torres em cor amarela, das quais são visíveis apenas cinco, em perspectiva do desenho iluminado sua pontas em vermelho.
O campo do Brasão de Armas está assim dividido:
Em sua parte superior dois quartéis e um escudete.
No primeiro quartel à esquerda vemos desenhados uma área com matas, sinais de desmatamento, inicio de plantações, representando assim o início da colonização, e a formação da Comunidade Anaiense.
No segundo quartel à direita, vemos desenhados uma sala de aula com um Mapa do Estado do Paraná, o Globo terrestre, livros, tinteiro e pena, que representa a parte cultural a Educação e Cultura.
No escudete ao centro da parte superior, temos o desenho da imagem de Santa Ana, a Santa padroeira do Município de Anahy.
Ao centro dividido o campo do Brasão de Armas, temos linhas sinuosas em cores azuis, simbolizando a hidrografia e o Município de Anahy representando os Rios: Piquiri, Sapucaí, dos Porcos e muitos outros córregos e riachos que irrigam as férteis terras do território Municipal.
Na parte inferior do Brasão de Armas temos dois quartéis, sendo à esquerda desenhados Campinas e campos com duas cabeças de gado (boi) e uma cabeça de um suíno (porco), representando a rica Pecuária do Município.
À direita no quartel, temos um trator e um homem do campo, cultivando suas terras para o plantio da rica agricultura existente no território Municipal, pois mais de 70% das terras são mecanizadas, tornando o município de Anahy, um dos grandes produtores de safras agrícolas da região, abaixo, um capacete que simboliza o comércio no Município.
A coroa mural que sobrepõe, é o símbolo universal dos brasões de domínio, que sendo em cor amarela com oito torres das quais apenas cinco são visíveis em perspectivo, classificam a Cidade, representada na terceira grandeza, ou seja, a Sede do Município, e a luminária em cor vermelha é condizente com os predicados próprios dos pioneiros, desbravadores e dirigentes da comunidade.
Nos ornamentos exteriores, vimos um pé de milho, galhos de feijão e ramos de café, soja e trigo, estas plantas frutificadas ao natural e oriundos da terra dadivosa e fértil, representam o esteio da economia do Município de Anahy.
No listel em vermelho inscrito ao centro topônimo ANAHY, ladeados pelos algarismos e milésimas: a esquerda 11.06.1990, Dia, Mês e Ano da Criação do Município e a direita 01.01.1993, Dia, Mês e Ano da Emancipação política e Administrativa do Município de ANAHY.

Anahy no Facebook