ANAHY E DÉCIMA REGIONAL DE SAÚDE DISCUTEM ESTRATÉGIAS PARA O COMBATE DO ESCORPIÃO AMARELO

Quinta-feira, 22 de julho de 2021

Última Modificação: 22/07/2021 11:20:19 | Visualizada 527 vezes


Ouvir matéria

Na última semana, o Governo Municipal de Anahy, equipe de saúde e algumas autoridades junto a Décima Regional discutiram estratégias para combater o escorpião amarelo no município. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Anahy.

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

A equipe de saúde realiza constantemente a busca ativa por esses animais. Eles costumam aparecer em rodapés das portas, cantos escuros e até mesmo debaixo de entulhos e materiais de construção (telhas, tijolos, madeiras, etc).

Algumas das estratégias definidas para iniciar o combate contra o escorpião amarelo foram:
Eliminação de abrigo e rotas de dispersão para o escorpião amarelo
• Produção de estrados com paletes de madeira
• Reaproveitamento de tijolos, lajotas e outros
• Refinamento do acabamento das bocas-de-lobo 
• Vedação de ligações de esgoto clandestinas em galerias pluviais
• Limpeza de terrenos baldios e utilização de máquina sobre estes terrenos

“Nesse encontro, pudemos apresentar o levantamento do que já está sendo feito. Também já definimos algumas estratégias para o combate do escorpião amarelo. Assim, convocamos a gestão pública e logo mais toda a população de Anahy. É extremamente importante, tendo em vista que o Governo Municipal e a equipe de saúde se preocupam com a saúde e a qualidade de vida de seus munícipes”, disse o biólogo e chefe da divisão de vigilância e zoonoses e intoxicação da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA).

“A questão do escorpião é muito importante a ser discutida devido ao aumento de aparições em algumas cidades. A picada desse animal pode ser letal em idosos e crianças. Aqui, podemos discutir estratégias que serão tomadas nos próximos dias. É importante o apoio do Governo Municipal e as autoridades aqui presentes, juntamente com a equipe de saúde. Com certeza, é um grande passo para evitar acidentes que prejudiquem os anaienses”, afirmou a doutora Maria Fernanda Ferreira, chefe da divisão de vigilância em saúde da décima regional. 

“O escorpião amarelo é um novo desafio para as autoridades sanitárias do município. Eu acompanho pessoalmente e cobro que exerçam esse controle, para evitar a infestação desse animal peçonhento e letal. Desde 2020, as equipes vem realizando esse trabalho preventivo. A partir de agora, iniciamos nossa preparação para enfrentar o escorpião amarelo. “ Concluiu o Prefeito Carlão.

“Agradecemos a décima regional de saúde e a Sesa pelo apoio neste trabalho para o enfrentamento dos escorpiões amarelo. Agora estamos planejando as próximas ações e treinamentos que deverão ser tomadas”. Finalizou a Diretora de Saúde Ana Lucia Bessani Santana.

Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe o andamento das ações e estratégias contra o escorpião amarelo. 

Cuide-se! 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta-feira 08h às 12h / 13h30 às 17h30